domingo, 16 de maio de 2010

Conduzir em Luanda



Agora que já conduzo há umas três semanas, tenho 600Km percorridos em Luanda e devo ser detentor do recorde de "mais longa duração de um veículo (em África) sem levar um 'jeitinho na chapa'" aprendi umas regras básicas de condução que aqui deixo, pode ser que venham a ser úteis a alguém.

Regra nº 1 - Faixas de rodagem:

Se a estrada tiver mais do que uma faixa deve-se conduzir sempre na faixa mais à esquerda, a da direita serve apenas para ultrapassar.
Listo de seguida algumas coisas menos agradáveis que é mais provavel que aconteçam a quem anda pela direita por mais do que o tempo estritamente necessário a uma ultrapassagem:
- A bófia manda parar apenas aqueles que andam na faixa da direita. Os policias estão sempre na berma ou no passeio e como qualquer outra pessoa com o juízinho todo, não gostam de arriscar a vida, como tal, não vão à terceira faixa buscar um gajo e pedir-lhe para encostar à berma. Assim, se conduzirmos sempre pela esquerda só somos apanhados nas estradas de apenas uma faixa
- Os candongueiros encostam à berma para carregar (e de que maneira) e descarregar pessoas. Como qualquer outro condutor de Luanda ou não tem piscas ou não sabe para que servem, e arrancam sempre sem olhar se vem alguém. Têm dois motivos para não olhar, primeiro têm prioridade (a regra nº 2 é a das prioridades), segundo, se ninguém anda na faixa da direita e não qual o interesse em perder tempo a olhar?
Num percurso de menos de 10Km em que circulei pela faixa da direita quase me entraram três iáces pela porta do passageiro.
- O pessoal que quer passar um outro veículo, que vá à sua frente na faixa da esquerda, tem que mudar para a faixa da direita, se vocês calharem de estar lá azar... quem vai ultrapassar tem prioridade e muda de faixa na mesma, claro que isto acontece sem pisca e sem olhar, o mais provável até, é que o carro não tenha espelhos (aqui, para além de auto-rádios roubam espelhos, pneus suplentes, centralinas, piscas, vidros, etc.).
No mesmo percurso em que quase levei com três iáces em cima tive que me desviar de dois ultrapassadores porque apesar de eu estar lá eles sabiam que eu me ia desviar, quem anda a engonhar na faixa da direita tem mais é que se desviar para quem quer passar os que vão na faixa da esquerda.

Regra nº 2 - Prioridade:

A estrada é de todos e como tal todos têm prioridade, ninguém é mais importante que os outros.
Aqui não interessa quem vem da esquerda ou da direita, se está a sair de um estacionamento ou a entrar numa rotunda, se tem um stop ou se entra numa auto-estrada, quem vai a conduzir tem sempre prioridade e quem meter a frente primeiro é que passa primeiro, o outro tem que parar caramba. Não há regra mais simples que esta.

Regra nº 3 - Cedência de passagem:

Cedência de quê? Mas se tenho prioridade passo eu como é lógico. 
Aqui ninguém dá um centímetro para outro passar.
Mas então como se vira à esquerda?
Esperar que alguém pare para vocês passarem é irracional porque ninguém vai parar, e esperar que não venha veículo nenhum é sinónimo de esperar até à manhã seguinte. Assim quando uma pessoa tem que virar à esquerda ou entrar numa estrada principal e estão sempre a passar veículos tem que ir metendo a frente aos poucos até obrigar alguém a parar. Se tiver que cruzar mais do que uma faixa tem que ir metendo devagar a frente na próxima faixa até obrigar outro a parar e assim sucessivamente até conseguir passar.

Para ilustrar ainda mais a regra da cedência de passagem suponhamos a seguinte situação:
Estamos numa fila interminável e chegamos a um cruzamento onde quem vem na estrada perpendicular à nossa já não consegue passar, apesar de terem a via deles completamente desobstruída, porque o veículo à nossa frente lhes impede a passagem. Se aquele que está à nossa frente avançar 1m o que devemos fazer? Ficar onde estamos para que os outros possam passar (não vão para o mesmo lado que nós e a nossa fila contínua parada), ou avançar 1m e passamos a ser nós a impedir a passagem dos outros carros? 
Vejamos como pensa o condutor de Luanda:
1 - Eu tenho prioridade.
2 - Fica a faltar menos 1m para chegar ao meu destino.
3 - Eles não são mais do que eu, se eu vou passar aqui as próximas duas horas vamos todos passar aqui as próximas duas horas.

A decisão é óbvia. Ninguém fica parado quando pode avançar 1m, até que fosse só 1cm avançava-se na mesma, mas que raio de pergunta parva, qualquer dia vamos a ver e até se vai parar para os outros passarem, não?

Regra nº 4 - Passadeiras:

Na aproximação a uma passadeira com pessoas à espera para passar acelera-se sempre, não lhes vá dar a ideia de passar mesmo e termos que parar, onde é que já se viu!

Regra nº 5 - Bermas:

As bermas servem para ultrapassar um veiculo que esteja ultrapassar outro ou alguém que vá na faixa da direita a engonhar.

Estas são apenas as regras mais básicas que todos os Luandenses (estrangeiros que conduzem em Luanda incluídos) nascem a saber. As restantes aprendem-se com a experiência.

Até à próxima,
Bernardo.

1 comentário:

  1. Vê lá se este guia de como conduzir no Paquistão ajuda (oficial!): http://i.imgur.com/qCC6l.png

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