sábado, 5 de março de 2011

Bolos e bolinhos

Aqui há uns tempos fui comprar uns bolinhos para adoçar o bico à minha Tina.
Entrei na pastelaria, dirijo-me ao rapaz que está na caixa de pré-pagamento e aqui sublinho o facto de ser pré-pagamento e digo:

Eu:       - Bom dia, quero três bolos, por favor.
Caixa:  - Três bolas, é? Três bolas de berlim?
Eu:       - Não, são três bolos mas são outros.
Caixa:  - Quais?
Eu:       - Este, hm... e... hm... este, e...
Caixa:   - Manel, atende aqui este senhor.
Manel:  - Sim?
Eu:       - Quero três bolos por favor.
Manel:  - Quais são?
Eu:       - (Enquanto aponto) Este, este e hm... hm... deixa cá ver... este.

O Manel vira-se para o rapaz do balcão que não tinha mais ninguém para atender e esteve o tempo todo a olhar para nós e diz enquanto aponta:

Manel:  - Olha, são três bolos, este e este e... hm... qual era?
Eu:        - Este.

O rapaz do balcão vai com muita calma buscar uma caixinha, leva o seu tempo para a montar e entretanto o Manel vai atender nas mesas, o rapaz do balcão mete um bolo dentro da caixa e pára. Eu espero enquanto olho para ele, ele olha para mim enquanto espera... eu pergunto-me de que estaremos à espera, ele também deve perguntar algo a si próprio, mas eu não sei o quê, continuo à espera e ele continua à espera. Até que aparece o Manel e o rapaz do balcão pergunta:

Balcão: - Quais são os bolos do senhor?
Manel:  - Este, este e... hm... qual era?
Eu ainda estou atordoado por ter estado aquele tempo todo à espera que o Manel nos viesse dizer quais eram os bolos que eu queria... mas digo 'Este aqui' enquanto aponto para o bolo que faltava.

Uma pessoa normal já fica a pensar 'poxa... até parece que não falam a mesma lingua' mas a história não acaba aqui. O Manel vira-se para o rapaz da caixa e diz:

Manel:  - Olha, foi um bolo destes, e... hã... hm... acho que outro destes... e... hm... 
Caixa:   - São três de 'pastelaria diversa', não é?

Tudo seria tão facil se eu soubesse dizer logo à partida que queria três de 'pastelaria diversa'.

Até outro dia,
Bernardo.

5 comentários:

  1. mano,da próxima vez ja sabes dizer, pastelaria diversa e se ficares à espera é melhor interpelar a pessoa... beijos

    ResponderEliminar
  2. Lindoooo !!!! Com esta crise por aqui ... as tuas histórias alegram o meu dia .... rir rir rir !!! Obg

    ResponderEliminar
  3. olha ouvi dizer que andas pela Africa do Sul, acho que aqui os teus seguidores sequiosos de informação gostariam de saber o que sentes e vives por aí. Eu sei que é dificil porque a tua Tina te ocupa muito tempo mas eu pessoalmente gostaria de ver mais regularidade no teu blog.que tal uma vez por semana achas que é pedir muito? Para nós continuaria a ser pouco. Adoramos as tuas histórias e eu adoro-te também a ti. Mil beijocas saudosas da tua irmã.

    ResponderEliminar
  4. Não sejas louca. Uma vez por semana é pedir muito. Não tenho assunto para escrever todas as semanas. Não sou escritor e conto apenas as situações que vivo. É preciso que aconteça algo meio aparvalhado e que eu repare nisso. Para piorar a situação ainda tenho que trabalhar durante a semana e tenho que ir à praia ao fim de semana... sobra muito pouco tempo para escrever. Sei que o blog vai morrendo aos poucos mas da maneira que estão as coisas isto só se salva se todos os meus leitores estiverem de acordo e me pagarem uns milhares de euros para eu escrever todas as semanas. Até esse dia só escrevo quando me der na telha. Eu sei que dá-me poucas vezes mas é a vida.

    ResponderEliminar