domingo, 3 de abril de 2011

Parque Nacional da Quissama



Olá,
Eu sou muito preguiçoso e nunca me apetece escrever e é por isso que ainda não vos tinha falado do Parque Nacional da Quissama. Pois bem, eu e a minha estrunflina temos passeado bem menos do que eu gostaria, ainda nos falta ir às segundas maiores quedas de água de África, as quedas de Kalundula do rio Lucala, em Malange,  superadas apenas pelas Victoria Falls do rio Zambeze na fronteira entra a Zambia e o Zimbabwe, ainda nos falta fazer a estrada mais emblemática de Angola, que sobe a Serra da Leba a caminho do Lubango, ir ver a fenda da Tundavala e pelo caminho conhecer o Lobito e Benguela, ainda nos falta ir até às províncias do interior e conhecer outros pequenos sitios como Luena... sim, infelizmente tudo isso e muito mais ainda está por fazer.
Precisamos tirar umas férias e não ir à terrinha (esse país em desgraça mas que todos querem governar) para fazer pelo menos uma parte das viagens.
Voltando ao assunto, de todas estas viagens já fizemos uma, fomos ao Parque Nacional da Quissama. O parque tem pouquinhos animais pois 27 anos de guerra fazem os seus estragos, e uma manhã chega para o visitar. Como tanto eu como a Tini somos bem dorminhocos já fomos tarde, chegámos na hora do calor e por isso não vimos muitos bichos. Só estivemos cara a cara com as girafas e vimos uns pontos negros ao longe que nos disseram ser elefantes. 
Os bungalows do parque são extremamente caros e o Unimog (espécie de camião) em que se faz o safari pelo parque está bastante degradado mas o melhor do parque nem é o safari nem mesmo os animais, é mesmo a vista deslumbrante sobre o rio Kwanza que não vos posso mostrar porque não há fotografia que consiga captar a grandeza daquela paisagem. Infelizmente a minha pobre máquina fotográfica (que desde já vos digo, de tamanho desgosto decidiu, uns dias mais tarde, pôr termo à sua curta vida atirando-se de uma altura de 15 andares) não consegue tirar uma fotografia que alcance todo o campo de visão dos nossos olhos e cada fotografia que eu tirava ao rio era uma desilusão pois nenhuma conseguia transmitir a beleza daquela paisagem. Ainda assim, deixo-vos as fotografias do Parque da Quissama num álbum fotográfico. Dêem uma vista de olhos em https://picasaweb.google.com/bernardo.marques/ParqueNacionalDaQuissama#

Até à próxima,
Bernardo

3 comentários:

  1. lindo, lindo dá vontade de ir para angola. é impressão minha ou há por aí uma luminosidade especial?
    Já falei com a tini... Espero que a empregada seja bem feia . Beijos
    Margarida

    ResponderEliminar
  2. Desculpa, euchamo-me josias e kero visitar o parque. Sabe se é preciso ter reserva?

    ResponderEliminar
  3. Boas Josias,
    Não é preciso reserva nenhuma, é só ir até à Barra do Kwanza e depois da ponte virar na primeira cortada à esquerda, conduzir uns quilómetros em picada (se fores com atenção já vês animais e bostas de elefante na estrada), pagar 1000 paus no portão e continuar a conduzir até chegar aos bungalows e restaurante. Aí tem um bungalow onde podes pagar mais 3000 paus para ir no Unimog ver os bichos ou pagar mais e ir com um guia no teu carro. Para ver muita bicharada o melhor é ir de manhã bem cedo.

    Cumprimentos,
    Bernardo.

    ResponderEliminar