sábado, 30 de novembro de 2013

O último dia foi ontem

...
 
Hoje estou bastante afectado... não liguem se escrever algo de estranho...

Como vocês todos sabem ontem caiu, no norte da Namíbia, um avião da LAM que voava de Maputo para Luanda. É triste quando isso acontece, morreram as 34 pessoas que iam de Maputo para Luanda, pessoas como eu. Não, eu não conhecia ninguém que fosse naquele voo e não é por isso este acidente mais triste que todos os outros acidentes da aviação civil.
 
A diferença entre este acidente e os outros é que eu estava em Maputo, vindo de Luanda e iria regressar a Luanda pelo que podia muito bem ter sido eu.
 
Mais do que isso, quando marquei a viagem não tinha uma data certa para regressar e escolhi o regresso a 30 de Novembro um pouco ao calha. Recebi um email como resposta que dizia que a viagem de 30 teria que ser feita com escala em Joanesburgo e a perguntar se não preferia voar a 29 de Novembro que seria um voo directo (os voos directos são os da LAM). Pensei na altura que o regresso seria para alterar de certeza por isso não valia a pena estar a gastar tempo a pensar em coisas pequeninas.
 
Muito mais do que isso, a diferença entre este acidente e todos os outros é que há uma semana atrás era sábado e eu estava em Maputo e não sabia para quando estava marcada a viagem de regresso mas lembrava-me que era para alterar. Nesse dia eu decidi que voltaria a casa na sexta. Falei com colegas e disse que voltaria para Luanda na sexta-feira, falei com amigos e disse que estaria em Maputo apenas até sexta-feira falei com a Tini e disse-lhe que na sexta voltaria a estar em casa. Nesse dia à noite liguei o computador para enviar um email ao Sérgio e pedir para alterar o meu regresso, que já não sabia para quando estava marcado, para a sexta-feira seguinte, dia 29 de Novembro. Fui procurar o email da minha viagem para enviar como resposta o pedido de alteração e foi aí que vi que regressaria no sábado às 7h... pensei que não valia a pena gastar dinheiro para ir umas horas mais cedo e deixei o regresso inalterado. Quando disse à Tini que ia no sábado ela ficou 'oooh, mas não vinhas na sexta?'.
 
Pois, é isso, estão a ver a coisa... não é apenas um avião que caiu e eu vou fazer a mesma viagem, não, é que foi por nada, foi por preguiça, foi por sorte, foi por um mero acaso, foi porque a morte não quis, a verdade é que eu quase estive naquele avião, foi pura coincidência o facto de não estar e estou feliz por não ter estado, sim estou... mas ao mesmo tempo dói... caramba, ontem... ontem teria sido o meu último dia. Ficava tanta coisa por fazer... mas como se faz? Como é que faço para não sentir que deixo tudo por fazer? Porquê que eu quero tanto mais? Como faço para sentir que posso cair em paz porque já tive o que era para mim e já dei o que era para os outros? Desta vez passou-me ao lado... mas a passar assim tão perto... estou com a sensação que não demora muito para acertar.
 
O último dia foi ontem. Já passou. Todos os outros são bónus.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário