quinta-feira, 8 de abril de 2010

Ai Angola... Angola...

Hoje fiquei abismado.
Como a internet dá um jeitão para falar com a família sem gastar muito dinheiro fui ver os preços da internet em Angola e nunca esperei algo assim.
Há empresas que, mediante o pagamento de 20 dólares americanos por mês, oferecem uma espetacular ligação telefónica de 54Kbit/s... mas que raio, ainda há modems de ligação telefónica a serem fabricados neste mundo? 54Kbit/s??? o que é isto? será que a página está desactualizada 15 anos?
Eu lembro-me da minha primeira ligação à internet. Foi em 1995, ligava eu por telefone e tinha um modem de 54Kbit/s. Ninguém conseguia telefonar lá para casa enquanto eu estava na internet e no fim do mês o meu pai pagava contas astronómicas à PT porque eu tinha passado uma ou duas horas de vez em quando na internet. Ainda se vende disto? Prefiro acreditar que alguém fez a página há 15 anos atrás e se esqueceu de a actualizar porque não é possível que ainda haja quem pague 20 dólares + a conta de telefone por uma ligação de 54Kbit/s.
Felizmente também há a TVCabo Angola e uma pessoa pensa 'uff... afinal há mesmo internet em Angola' mas depressa voltamos a ser invadidos pela tristeza quando se olha aos preços e velocidades.
192Kbit/s custam a módica quantia de 70 dólares americanos + 30 pelo pacote básico de TV.
Um preço pelo qual, no Porto, se consegue um MEO Fibra com TV, telefone e Internet a mais de 30Mbit/s ou uma Fibra da TVCabo com internet a 50 ou 100Mbit/s.
Uma pessoa pensa 'eh pá, 192Kbit não dá para falar com a família no Skype, deixa-me cá ver se há um pacote melhorzinho':
320Kbit/s - 100 US$
640Kbit/s - 200 US$
1Mbit/s - 320 US$
4Mbit/s - 450 US$
Mas que raio! será que há quem pague mais de 300 dólares apenas por internet?
E a televisão? o pacote básico por 30 US$ até nem é mau, mas para ter o AXN, FOX e SIC Noticias é preciso passar ao pacote seguinte... pela módica quantia de 100US$.
É um salto um pedacinho grande...

Afinal, falar com a família vai sair sempre caro... seja lá como for.

3 comentários:

  1. Podemos sempre tentar os sinais de fumo...mm que a lenha seja cara pelos vistos há mto lixo para queimar...

    ResponderEliminar
  2. Olá Cristina, Vim parar aqui através de um comentário no blog http://formyfamilyandmyfriends.blogspot.com
    Também eu ando neste momento a devorar tudo o que me possa preparar para quando aterrar lá. O meu marido já está em Luanda há quase um Ano, eu fui ficando, pelo meu trabalho e também porque não tinha lido muitos blogs como este ;).
    Estou muito expectante, muito mesmo. Iniciei um blog aqui que irei com certeza continuar por lá... Se quiser vamos falando trocando experiências.
    Aqui ao do seu marido vou passar a ser visita assídua, as primeiras situações que se passam nessa terra são sempre muito marcantes. Espero que tudo vos corra pelo melhor. Deixo o link para o meu blog:
    http://kapulana-design.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Sempre podes recorrer aos pombos correio. Mas informate primeiro sobre o preço das rações.

    ResponderEliminar