domingo, 18 de abril de 2010

Cabo Ledo


Fui para a praia de Cabo Ledo.
Uma praia bonita, com muita água e muito sol, tirei algumas fotos.
Depois de uma bela manhã de molho dentro de água fomos almoçar umas lagostas, um pargo grelhado, umas cervejas e três horas a almoçar.
Três horas? ... será que comemos muito? ... será que comemos devagar pois havia muita conversa?
Nada disso.
Mal chegámos à praia tratámos de reservar almoço, duas lagostas para cada um.
Um pouco antes do meio dia vamos para a mesa que está reservada... passados uns dez minutos aparecem-nos as lagostas à frente... era só uma e meia pois ali não era vendida à peça mas sim à dose que era de apenas uma e meia. Como ficámos com alguma fomeca pedimos para trazer um peixito grelhado e dois pratos pois iríamos dividi-lo.
Até aqui muito bem... esperámos e vimos o pessoal na praia ir à água, voltar, secar, ir à água de novo, secar de novo, voltar à água... o peixe demorou mais de hora e meia para chegar e o rapaz que nos atendia não aparecia em lado nenhum nem para lhe pedirmos uma cervejola.
Depois de apanharmos uma grande seca o peixe aparece mas vem apenas num prato, 'Olha, traz dois pratinhos se faz favor que é para dividirmos o peixe e traz também duas cervejas geladinhas'. Enquanto esperávamos lembrei-me e disse para o meu colega, 'eh pá se calhar devíamos ter dito ao rapaz para trazer também garfo e faca, de certeza que ele vai aparecer aqui só com os pratos'. E foi? ... Não ... passados uns cinco minutos apareceu com duas cervejas, o meu colega diz 'Olha, traz os pratos por favor que é para comermos o peixe' e eu acrescento 'e traz também faca e garfo'. Passados dois ou três minutos aparece o rapaz com duas facas e dois garfos, 'Olha, mas traz os pratinhos para podermos comer, por favor'... tudo isto  com um enxame de moscas esfomeadas a cobiçarem o nosso peixe e algumas mais afoitas que se esgueiraram por entre as nossas 'mãos sacudidoras' a conseguirem prová-lo mesmo antes de nós.
O rapaz lá acabou por trazer os pratos mas foi já depois de eu ter desesperado e me ter levantado para ir à cozinha buscar os pratos.

Daqui até Cabo Ledo há centenas de quilómetros de praias completamente desertas.


Até outro dia,
Bernardo.

5 comentários:

  1. Um felizardo sobrinho. Ainda nem recebeste o teu 1.º ordenado e já na lagosta. Isso é que é vida. Qualquer dia tens que me arranjar aí um trabalho, para ver se me livro disto.
    Um conselho: convem arranjares um canivete suiço. Faca tem e parece-me que garfo também.
    Um abraço do
    fbarroso

    ResponderEliminar
  2. É só encomendar....http://tecnosh.com/noticias-seguranca/canivete-suico-de-refeicoes/

    ResponderEliminar
  3. Agora tou zangada....tb quero ir á praia...tb quero comer lagosta...até nem me importo de esperar pelo peixe....definitivamente quero ir para Angola gastar kuanzas (ganhas pelo Niti, com o suor dele que uma 'leide' não pode andar por aí a suar).

    ResponderEliminar
  4. Assim também quero emigrar, pois já tenho saudades de umas cucas bem fresquinhas.Não abuses.

    ResponderEliminar
  5. gostei de ler as tuas crónicas.
    Sabia que haviia muita dificuldade em Angola mas não suponha que fosse tão caótica. As fotos são impersionantes, o que vale são essas praias, não é?
    bjs da tia Cristina

    ResponderEliminar