quinta-feira, 17 de junho de 2010

Só aqui...


Comecei a minha busca por um apartamento em Luanda. 
Aqui há de tudo, do 'muito bom' ao 'extremamente mau' sendo este último o mais comum. 
Já relativamente ao preço esse vai do 'extremamente alto' ao 'ridiculamente alto'.
Como procuro um preço apenas 'extremamente alto' não vi nada do 'muito bom' mas já vi uma 'barraca' à qual me levaram ludibriando-me dizendo que iria ver uma 'casa' e vi dois 'buracos' que me tentaram convencer que seriam 'apartamentos' de dois quartos.
O mal é que 'extremamente alto' para qualquer comum mortal não é o mesmo que 'extremamente alto' para Luanda, pediram-me 2000 USD pela 'casa', 3000 USD por um dos apartamentos e 4000 USD pelo outro.
Estes são os valores normais para este tipo de 'casas', umas sem casa de banho e outras com uma cozinha completamente vazia (sem lava-loiças). Como sei que a imaginação de um qualquer comum europeu  não consegue atingir como são as casas de que falo ponho aqui imagens de uma proposta que me foi enviada por uma imobiliária (sim é verdade, aqui as imobiliárias têm mesmo casas destas em carteira e nem sequer são arrumadas para a fotografia).
Não tenho qualquer intenção de ofender os proprietários ou qualquer outra pessoa nem denegrir a imagem de ninguém, coloco-as apenas a título informativo como exemplo do que se tenta alugar por 4000 USD/mês em Luanda e que em Portugal nenhuma imobiliária pegaria. É um apartamento normal, num prédio normal de uma rua normal, não vos estou a mostrar uma barraca num musseque porque essas nem sequer eu imagino como serão pois ainda não tive o privilégio de conhecer nenhuma.
Aqui ficam as fotos:















Não quero que pensem que aqui é tudo assim, por isso deixo os links para que possam ver também o que há de 'muito bom' embora os valores sejam bastante acima daqueles que especifiquei aqui.

13 comentários:

  1. Impressionante. E se uma pessoa não tiver outra hipotese, ter que dormir assim... ou antes não dormir...

    Bernardo, mas a sua empresa não lhe paga um apartamento condigno?

    ResponderEliminar
  2. Olá, a empresa vai pagar um apartamento condigno. É por isso que ando à procura de um.
    Eu não vivo ali nem nada, só tentava ilustrar o absurdo de valores que são pedidos por apartamentos por vezes sem quaisquer condições de vida e que são considerados 'perfeitamente normais' em Luanda, pois as imobiliárias publicitam-nos a potenciais clientes e eu já fui ver vários outros com condições não muito melhores.

    Cumprimentos,
    Bernardo Marques

    ResponderEliminar
  3. á bom... aquilo é pior que a musgueira... e cova da moura juntas.
    Mas que ideia foi a sua de ir para um sitio destes? Como lhe surgiu Angola na ideia? Agora honestamente, Angola tem condições para a sua familia ir? Ou diz que quando levar a sua tini, a situação vai mudar, apenas para se penitenciar de elas não puderem ir de facto?
    Homem também ja me passou pela cabeça de ir, mas depois do que vocês escrevem sobre Angola, ja nem sei o que diga... Cá para mim aquilo é tão bom e ganha-se tanto que vocês, que lá estão, não querem que nós vamos para lá :))

    Abraço e boas férias

    ResponderEliminar
  4. Angola tem condições para qualquer família só tem é algumas coisas às quais um português normal e desconhecedor de África não está habituado. Como é óbvio não irei para um apartamento destes, felizmente hei-de poder ter um apartamento razoavelmente normal para os padrões europeus. Infelizmente para o angolano médio tudo isso sai extremamente caro e era apenas isso que tentava ilustrar. Felizmente para mim não serei eu a pagar.

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde Bernardo,

    Então ja conseguiu encontrar uma casa em melhores condições? Ja conseguiu levar a sua familia?

    ResponderEliminar
  6. Olá, sim, já encontrei uma casa jeitosinha. Já falta pouco para a minha esposa vir :)

    ResponderEliminar
  7. Amigo anónimo: Repare; Portugal tem muitas coisas más também, tal como Angola. A prova disso é que existem Angolanos cá (e muitos) e Portugueses aí. As pessoas são livres de escolherem um país que achem melhor para o momento presente. Agora é legitimo falarem das diferenças que encontrem. E entre Europa e Africa existem muitas. Mas pelo que vejo da evolução do vosso país, vocês caminham para o estilo Europeu e não A europa para o estilo Africano. Somos todos um unico mundo, todos diferentes mas todos iguais.
    Quanto á ligua que utiliza: é o quê? nem é Português, nem é Inglês...

    ResponderEliminar
  8. é incrivel o que as pessoas dizem e pensam quando se fala em viver em angola sou angolano vivi em lisboa anos e voltei porque portugal nao me dava as condicoes que eu encontrei aqui nao sao tudo flores, mas graças ao meu trabalho a minha famailia vive bem os filhos estudam na escola internacional e consigo ter uma vida que ai nem com mil anos de trabalho teria, a vida em Angola da-nos calo para sermos realmente adultos e cair na realidade do que realmente é a vida ...

    ResponderEliminar
  9. Depois de ler alguns comentários que foram aqui deixados acho que devo clarificar uma questão: eu e o Bernardo quando decidimos embarcar nesta aventura de ir para Angola foi pq de facto a oportunidade que surgiu era excelente e como somos pessoas com uma mente aberta a decidimos aceitar.
    Obviamente que sabíamos que Angola não é um paraíso na terra mas Portugal tb não o é. Neste momento encontro-me de partida para Luanda pela primeira vez e por isso a Luanda que eu conheço é a que é vista pelos olhos do Bernardo e se a visão dele fosse tão negra, como algumas pessoas julgam, parece-me mais lógico que regressasse ele em vez de ir eu.
    A Angola para a qual eu vou é um país cheio de oportunidades, com paisagens lindíssimas, com gente impecável e com condições para eu ser feliz e com umas poucas de coisas más como em qq lado.

    ResponderEliminar
  10. Ora finalmente a Tini. Pois desejo-vos boa sorte. Eu e a minha mulher quando pensámos em metermo-nos nesta aventura, tinhamos ideia que seria mais facil... pelo que agora sei Angola é um país de dificil habituação. Mas tem uma beleza natural invulgar. Definitivamente o importante é os casais estarem juntos, nos bons e maus momentos. Espero que saibam equilibrar os dois.Mas se for com espirito aberto penso que se vai integrar, afinal tem uma ajuda de peso, o seu marido ja leva algum tempo de habituação. Só espero que quando chegar a minha vez de ir, a minha mulher não volte a trás. Ainda nos vemos todos por aí.
    Um forte abraço e conto que também a Cristina vá dando a sua opinião, no blog do seu marido.
    Gustavo

    ResponderEliminar
  11. Mano, este blog está vivo por causa dos teus seguidores... Mas porque é que não nos actualizas há tanto tempo? Morremos de saudades de coisas banais, de como a comida estava saborodsa ao almoço e coisas assim. O que é que costumas comer ao almoço? Já provaste comidas tipicamente angolanas?

    ResponderEliminar
  12. Já comi algumas comidas angolanas mas não tantas como gostaria. Os restaurantes onde almoço, tirando o funge têm na maioria comidas que considero normais ou tugas. Mas também é verdade que antes de me dizerem que o mufete era peixe grelhado com banana, batata doce e mandioca cozida eu já o tinha comido um monte de vezes e para mim era apenas peixe grelhado. Ainda não provei o funge nem calulu e ainda não comi uma moamba... pelo menos que eu saiba. Já comi muita galinha se calhar alguma era moamba e eu nem sei.

    ResponderEliminar
  13. Ola caro amigo gostei muito do teu blog. Sou professor de musica e nasci em Angola, gostava de tentar arranjar trabalho por ai... E encontrei o seu blog mas esta casa é mesmo muito má, suponho que seja das mais barats 2000USD. Onde posso fazer uma inscrição á procura de trabalho em Angola?
    Obrigado
    Toze

    ResponderEliminar